September 28, 2017

August 22, 2017

August 18, 2017

August 17, 2017

August 15, 2017

Please reload

Posts Recentes

Chá de Bênçãos !

August 22, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

O que uma Doula faz??

August 18, 2017

Quando pergunto à alguém "o que você acha que uma doula faz?" Recebo respostas do tipo: "Doulas são parteiras", "doulas são parteiras que fazem parto em casa" ou "não faço idéia".

 

A verdade é que, a doula não é nada disso aí que me responderam!


A palavra doula vem do grego “mulher que serve”, e é isso mesmo que ela faz! Ela serve! Serve a mulher gestante durante a gestação, durante o parto e até no pós parto.


No pré parto, a doula orienta a gestante (e também o marido) a pesquisar sobre o tipo de parto que deseja, o local onde deseja dar a luz, as intervenções que não gostaria de ter, e tudo o que for necessário (de informação) para ela se sentir segura das suas decisões, na hora do parto; Auxilia ainda o casal a desenvolver seu plano de parto (falarei dele em outro post).


No parto, a doula oferece suporte emocional através da sua presença contínua ao lado da parturiente, promovendo encorajamento e se colocando a disposição para servi-la em qualquer decisão que ela tomar. Ajuda também oferecendo um ambiente o mais acolhedor possível, durante todo o trabalho de parto.

 
A doula oferece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto.


Também atua como uma ponte de comunicação entre a mulher, sua família e a equipe de atendimento, fazendo os contatos que a mulher desejar.


A doula se faz importante até mesmo num parto cesárea, onde continua dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar e tranqüilizar-se durante a cirurgia.
Pode estar presente no pós-parto, auxiliando a mãe no seu contato com o recém-nascido, na organização da nova rotina da casa, e se for capacitada para tal serviço, pode dar orientações básicas sobre amamentação.


A doula NÃO substitui o acompanhante, legalmente garantido a mulher. A doula NÃO faz procedimento médico de nenhuma natureza! Doula não afere pressão arterial! Doula NÃO ausculta batimentos cardíacos fetais! Doula NÃO questiona ou discute procedimentos médicos (o acompanhamento que faz isso).


Então, você ainda tem dúvida de quem é que a doula e o que ela faz? Comenta aí!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga