Doula? Pra que?

Por que ter uma doula? Que benefícios "reais" ela pode trazer?


Bem, vou mostrar algumas pesquisas pra responder:

​A OMS (Organização Mundial de Saúde) incentiva o apoio da doula no parto: "O apoio físico e empático contínuo oferecido por uma única pessoa durante o trabalho de parto traz muitos benefícios, incluindo um trabalho de parto mais curto, um volume significativamente menor de medicações e analgesia epidural, menos escores de Apgar abaixo de 7 e menos partos operatórios." (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. OMS. Maternidade segura. Assistência ao parto normal: um guia prático. Genebra: OMS, 1996)


Doula

"O apoio da doula, além de melhorar a vivência experimentada pelas mulheres que dão à luz, parecem ter uma influência direta e positiva sobre a saúde das mulheres e dos recém-nascidos. Devem, portanto, ser estimuladas em todas as situações possíveis."

"O acompanhamento da parturiente pela doula reduz a duração do trabalho de parto, o uso de medicações para alívio da dor e o número de partos operatórios. Alguns estudos também mostram a redução do número de cesáreas. Também é observado que os grupos de parturientes acompanhadas durante o parto pela doula têm menos depressão pós-parto e amamentam seus recém-nascidos nas primeiras seis semanas de vida em maior proporção que as parturientes dos grupos de controle." (Parto, Aborto e Puerpério - Assistência Humanizada à Mulher, 2001)


Revisão da Biblioteca Cochrane, 2010, conclui que: "Todas as mulheres devem receber o apoio de um acompanhante especialmente capacitado durante o trabalho de parto e parto". O suporte contínuo durante o parto oferecido por acompanhante capacitada:

  • Aumenta as taxas de parto normal

  • Reduz a duração do TP e a necessidade de analgesia

  • Maior satisfação com a experiência de parto

(Hodnett, Gates, Hofmeyr, Sakala. Continous support for women during childbirth. Cochrane, 2010). Fonte:despertardoparto.com.br


Doula é ajuda! Doula é suporte! Se ainda tem dúvidas sobre a necessidade de uma doula PARA VOCÊ, pesquise mais, em outras fontes, converse com quem já teve uma doula, e veja que tipo de ajuda ela pode te oferecer!


Foto: site queroumadoula.com.br

#doula #psicodoula #parto #partohumanizado #partodomiciliar #partonatural #OMS #gravidez #depressãopósparto #analgesia #doulamanaus

Posts Em Destaque
Posts Recentes