Vamos falar de Plano de Parto?
Sim, vamos!!!
Para quem não sabe, plano de parto é uma espécie de check list de TUDO que acontecerá na hora do parto e a maneira como você quer que seja.
Mas tudo o que?
Tudo mesmo! A forma como você quer ter seu bebê, os procedimentos que você permite e não permite que façam com você, quem você deseja que esteja ao seu lado durante o parto, que medicações você autoriza e não autoriza que utilizem em você e no seu bebê, e muitos outros itens, que posso pontuar em outro post, se vocês quiserem.

Tá, mas...e dá para cumprir tudo o que está no plano de parto?
Certamente, não! Cada parto é único e cheio de surpresas. O plano de parto existe, justamente para minimizar grandes surpresas e situações ruins que comprometam a felicidade deste momento. Nele, a gestante coloca seus desejos para o parto ideal, já sinalizando um plano B ou C.
E a doula? Onde ela participa no plano de parto?
Bem, a doula é quem apresenta à gestante o modelo de plano de parto. Existem vários, uns mais compactos, outros com muitos detalhes. Procure saber qual o modelo que sua doula vai te disponibilizar. Quem confecciona é a gestante (ou o casal), mas é a doula que aprensenta e explica item por item deste documento, aproveitando para tirar todas as dúvidas. O plano de parto, ao contrário do que muitos acreditam, serve para todos os tipos de parto! Após a confecção, você pode apresentá-lo a equipe que vai te assistir na hora do seu parto, assim já pode discutir pontos que merecem atencão mais detalhada.
O plano de parto, é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para melhorar o atendimento a mãe e ao recém-nascido. Então, você já fez o seu? Eu posso te ajudar!
