Pré-natal psicológico
"No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo." (Rajneesh)

A gravidez é um período de construção e transição para toda mulher, e muitos são os fatores envolvidos neste período. Aspectos físicos, psicológicos, sociais e financeiros fazem parte, diretamente, da construção da nova mãe. E será que você está se preparando para tudo isso? A maioria das mães se preocupa com o parto, os exames, o corpo, o ensaio fotográfico, o enxoval... e não há nada de errado com isso! Só que não é só isso! Hoje, com os blogs/vlogs, já podemos perceber muitas mães relatando a maternidade menos cor de rosa e mais monocromática, como ela é na vida real. E como lidar, futuras mamães, com as dificuldades emocionais que envolvem a maternidade real?! O pré-natal psicológico pode te ajudar!
O pré-natal psicológico, é um conceito relativamente novo, e tem como objetivo, ajudar grávidas e puérperas a cuidarem da saúde emocional e se conscientizarem de todas as questões que envolvem esta nova etapa da vida delas, não esquecendo dos seus companheiros/namorados/maridos.
Enumerando de forma mais objetiva, os principais objetivos do pré-natal psicológico são: -Preparar o casal, emocionalmente, para a chegada de um bebê; - Desconstruir fantasias, mitos e focar em situações reais, conflitivas, acerca da maternidade/paternidade; - Apresentar aos pais, noções básicas do desenvolvimento psicossocial da criança, desde o nascimento até o primeiro ano de vida; - Auxiliar na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento saudável do bebê;
- Preparar o casal para possíveis problemas emocionais no período de puerpério (baby blues, psicose puerperal e depressão pós-parto). E o pré-natal psicológico é pra quem? Pra todas! Existe sim, um grupo de mães que recebe um apelo maior para isso, mas o pré - natal psicológico, por ser de cunho preventivo, serve para todas.
Público com indicação ainda maior para o pré-natal psicológico:
Mães de primeira viagem;
Mães solteiras;
Gestantes que não tiveram apoio do parceiro, quando anunciou a gestação;
Que estão passando por situações que geram stress, como desemprego ou perda de um familiar;
Que sofrem preconceito pela família, amigos ou círculo social onde pertence;
Que tem histórico pessoal ou familiar de doença psiquiátrica, mas principalmente a existência de episódios depressivos anteriores e durante a gravidez.
Mulheres que tiveram complicações obstétricas durante a gravidez ou imediatamente pós-parto;
Parto traumático;
Parto múltiplo e prematuro, abortos anteriores, partos de natimorto ou síndrome de morte súbita infantil;
Você quer fazer o seu pré-natal psicológico, mamãe? Eu posso te ajudar!
#prénatalpsicológico #prénatalemocional #depressãopósparto #doulamanaus #doula